sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Editor de Texto Linux VI - VIM

VI ou vim é um editor de texto nativo das plataformas linux, usado por muitos administradores de redes e programadores.

O que é o VI?


O VI é a sigla para Visual Editor, basicamente é um editor de texto, com ele é possível realizar edições avançadas como pesquisar, deletar linhas inteiras, substituir texto entre outras.

Porém, com tantos recursos requerem uma certa habilidade e conhecimento do programa que o torna pouco amigável ao primeiro contato.

O que é o VIM?




Vim é um complemento feito para o VI, nos dias de hoje já vem instalado por padrão em sistemas baseados em UNIX (ubuntu, debian, fedora, redhat, slax, etc). Os complementos que mais se destacam são: cores! Sim, o vim tem cores dependendo do tipo de arquivo que você está editando nele, atualmente ele suporta vários tipos de arquivos como:
- .c
- .php
- .sh
- .py
- .html
e muitos outros!

Como usar o VI / VIM


Para usar o VI/VIM é necessário entender que o mesmo possui dois tipos áreas, área de edição e área de "controle", num momento você pode digitar e em outro você pode apenas usar comandos. Você sempre começa no modo de controle, onde é necessário pressionar a tecla "i" para começar a poder digitar seu texto, assim entrando no modo de edição, para voltar para o modo de controle basta pressionar "esc"

No modo de edição você pode apenas digitar, por mais básico que pareça é importe lembrar disso, nesse modo você apenas escreve seu texto. Parando para pensar esse é o mais básico de um editor de texto, para que complicar tanto então? Simples, o vi/vim foram feitos para serem utilizados sem um mouse, portanto a parte de controle substitui as utilidades trazidas por um mouse como: buscar algo usando a barra de rolagem, selecionar uma linha inteira, poder se mover pelo texto sem utilizar as setas do teclado (viagem né? haha nem todos os teclados tinham essas teclas).

No modo de controle é possível executar vários comandos / atalhos, vamos conferir uns que eu considero mais útil:

  • :w -> salvar

  • :wq -> salvar e sair

  • :q -> sair

  • dd -> apaga a linha atual

  • :n -> onde n é um número positivo, vai para a linha digitada

  • control+g -> informa a linha atual

  • control+a -> seleciona tudo

  • /palavra/ -> procura pela palavra no texto, para verificar o próximo resultado basta digitar / novamente (sem a palavra))

  • control + z -> volta para o shell porém armazena o texto na memória, para voltar ao trabalho, digite fg

Considerações finais


Embora seja um editor de texto meio difícil no começo e um tanto antigo mas sempre presente em sistemas baseados em unix. Vale a pena sim saber o básico, é um conhecimento resolver problemas de maneira rápida, já que em muitos casos basta editar alguns arquivos para modificar o comportamento de serviços (bind, samba, dhcp, http, php, python, etc)

Download para outras plataformas:

VI windows -> http://www.winvi.de/en/download.html
VIM Windows / MAC / Amiga -> http://www.vim.org/download.php

Mais coisas:

http://www.keyxl.com/aaab462/105/VIM-Text-Editor-keyboard-shortcuts.htm
http://www.kostis.net/hints/vi-editor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário