quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Dual BOOT - Windows 8 e Ubuntu

Instalando a distribuição do Debian (Ubuntu) com o Windows 8 ou Windows 8.1 usando Dual Boot em alguns passos.

Antes de instalar


FAÇA BACKUP DE TUDO

Antes de iniciar a instalação é preciso ter 4 coisas em mente:

  • Até ontem o boot era Legacy pra tudo, o Windows 8 começou a usar o UEFI e deu um gelo geral

  • Até ontem todos as distribuições linux rodavam o bootloader legacy (grub, lilo, etc)

  • O Windows 8 tem a merda da reinicialização rápida, que quando você desliga ele cria uma partição imaginária pra reinicializar mais rápido (tipo um hibernar)

  • Se você usa um notebook, um notebook dell ou alguma coisa relacionada a usar SSD e o HD da maneira híbrida, leia o final desse post.

Resumo sobre UEFI x Legacy e o que é um bootloader

Quando o PC liga ele faz o POST (power on self test) e passa o poder pra BIOS, a bios por sua vez verifica os periféricos ligados a ela e inicializa o que tiver configurado para iniciar, nesse caso um HD, no HD tem um setor reservado chamado MBR (master boot record - tamanho limitado)  que armazena o bootloader, portanto ele controla  qual SO irá  inicializa o sistema operacional, tudo via software sem, praticamente, segurança nenhuma

O uEFI não possui as limitações de tamanho da MBR, mais um mundo de coisas e segurança. Com ele é criado uma partição GUID, normalmente em FAT32, que irá carregar as as informações de boot .

Preparando o Windows 8 / Windows 8.1

Antes de instalar o Ubuntu é necessário preparar o Windows 8 ou Windows 8.1, com o mesmo instalado, crie 1 partição para o Ubuntu, tenha me mente que a partir dela vamos criar pelo menos outras 3.

SIM o Windows 8/8.1 permite que você crie partições utilizando o espaço em disco livre atual.

Siga algum desses tutoriais:

Feito isso, desabilite a reinicialização rápida do Windows 8/8.1, escolha um dos tutoriais abaixo:

A instalação do Ubuntu

Depois de ter seguido todos os passos acima de maneira extremamente precisa, insira o cd/pendrive do Ubuntu no seu computador, reinicie o mesmo, entre na BIOS, mude o boot de boot de UEFI para Legacy e boot pelo cd/pendrive.

Durante a instalação, siga ela normal porém opte pela opção avançada para a escolha do que fazer com o disco ou something else se estiver no inglês:

Nesse momento é chegada a hora de mexer com as partições, lembra daquela partição que foi criada no começo? agora é hora de dividar ela em pelo menos 3:

  1. /boot : partição primária : 350MB

  2. / : partição lógica : min 8 gb : sistema operacional

  3. swap : partição lógica: metade da sua memória RAM

  4. Opcional, em vez de ter o /home dentro do /, você pode criar outra partição par ao mesmo, se tem dúvida, esqueça desse item.

Após particionar, favor não mexer nas partições já utilizadas pelo Windows, selecione no menu abaixo onde será instalado o bootloader, escolha a opção que corresponde a entrada da sua partição /boot sdaX onde esse X tem quer substituído pelo número correspondente a sua partição boot:



E continue a instalação normalmente, porém quando o sistema reiniciar, você precisa iniciar pelo CD/Pendrive novamente e nesse momento escolha a opção liveUbuntu (TestUbuntu) ou algo assim. Você deve iniciar o Ubuntu no modo Live

Instalando UEFI

Após bootar o computador com o modo live do ubuntu, abra o terminal (segure CRTL+ALT e apete T) e digite os seguintes comandos abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update 
sudo apt-get install boot-repair
sudo boot-repair &

Agoa, siga as instruções da tela e use as opções recomendadas pelo programa, eventualmente o programa irá pedir que você digite outras coisas no terminal, digite sem medo!

Quando terminar, reinicie o computador, entre na BIOS e volte para UEFI security boot ON e a partir do grub 2.0 escolha se quer bootar o Windows ou o Ubuntu

Sobre notebooks / Dell - Intell / ssd & HD híbrido

Se você usa Dell, não mude na bios o modo do seu HD, sempre deixe em Intel Smart Tecnology.

Se você usa o HD híbrido com SSD você precisa desativar isso para ter acesso ao HD durante a instalação do Ubuntu, para fazer isso procure pelo aplicativo Intel Rapid Storage e na aba aceleração, clique em Desativar Aceleração. Quando terminar a instalaçào, pode ativar novamente porém você não poderá acessar os dados do Ubuntu no seu computador pois ainda não há driver confiável para Linux que consiga interpretar esse sistema hibrido. Nem tente montar, voce só ira perder arquivos. Porém se você tem alguma maneira de fazer isso funcionar, fale comigo!

Por algum motivo, a FAN do notebook fica sempre ligada, mesmo quando não necessário, siga esse tutorial para adicionar melhor controle da mesma:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=105211.0*

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este tutorial só funciona com o Ubuntu?
    Eu tentei instalar o BackTrack que é baseado em Ubuntu e não obtive exito.
    Não consigo prosseguir na parte Instalação da UEFI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávio, esse tutorial não se aplica para o BackTrack, mas funciona perfeitamente no Kali (nova versão do BackTrack)

      Excluir
    2. OK!! Eu vou instalar o Kali.
      Valeu!!

      Excluir