segunda-feira, 4 de março de 2013

Solução VoIP Cisco - Voz Sobre IP

[caption id="attachment_69" align="alignnone" width="270"]Um dos mais usados hoje em dia Telefone IP - Um dos mais comuns[/caption]

Um aluno me ligou perguntando sobre como funciona uma solução VoIP Cisco de maneira beeeeeem simples, prometi a ele um email porém aproveitei a idéia para criar esse post, so there we go:

VoIP é a voz sobre IP, basicamente é um telefone que recebe um IP e consegue fazer ligações para ramais, porém em cima de uma rede digital e não analógica.

Podemos dividir uma solução VoIP em 2 partes:

  1. Parte puramente VoIP

  2. Parte que mescla VoIP com a rede analógica (não podemos nos isolar do resto do mundo não é?


A parte puramente VoIP é composta por dispositivos intermediários e dispositivos finais:

DI:
Irão ficar no meio da rede, levando o tráfego para lá e para cá, neles podem estar envolvidos:

  • Roteadores

  • Access Point

  • Switches

  • Aceleradores de Rede (Riverbed, WAAS)


Basicamente esses dispositivos irão se encarregar de levar as comunicações de um lado para o outro, são neles que criamos regras de QoS para priorizar o tráfego de voz (SIP, H.323, TCP 1720, etc) e em alguns casos video

DF:
Dispositivos que irão receber o tráfego:

  • Telefones IP

  • Computadores (com um programa chamado softphone com uma licença válida)

  • Celulares IP (sim existe)

  • Servidores VoIP (Cisco CallManager, Asterisk, etc)

  • Roteadores (eles também aceitam configurações de planos de discagem para linhas analógicas com wics FXO / FXS)


Esses dispositivos serão os responsáveis por gerenciar e iniciar uma comunicação através das configurações setadas.

Agora partindo para a parte Cisco:No Cisco CallManager (Server ou Express) você configura os ramais, usuários, planos de discagem, houting group entre outros

Os dispositivos devem se comunicar com o CallManager, se autenticar e receber seu ramal (dessa maneira tanto faz o telefone que você senta, seu ramal será sempre o mesmo).
Quando um telefone tenta ligar para algum lugar ele troca informações com o CallManager, incia a chamada e quando a conexão é estabelecida o CallManager sai de cena e a comunicação fica peer-2-peer, portanto ele apenas gerencia a conexão até que a mesma se estabeleça.

Existem muitos recursos que podem ser instalados em telefones IPs como listas de contato compartilhadas, planos de discagem, redução de custo entre muitas outras coisas, porém não irei escrever aqui para não fugir muito da idéia de deixar simples, finalizo por aqui, qualquer dúvida é só falar.

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