quinta-feira, 7 de março de 2013

Minha internet não funciona

Nem sempre quando a internet dá problemas quer dizer que é um defeito no roteador, no seu provedor de serviço ou de qualquer outra coisa.

"Minha internet não funciona" é uma clássica afirmação da maioria das pessoas quando não conseguem acessar algum site ou quando o jogo online trava, tem até aquele velho ditado:
Games doesn't make people violence, lag does!
---
Jogos não deixam as pessoas violentas, internet lenta deixa!

Eu pessoalmente prefiro que minha internet não funcione do que funcionar quando ela quer! Porém segue algumas dicas para que você mesmo consiga consertar a sua internet apenas verificando se está tudo ok com o seu computador.

Internet lenta


Caso a internet esteja lenta, verifique se não há mais nada utilizando o seu link de internet como:

  • Torrent

  • Downloads

  • Acesso a internet compartilhado

  • Streaming de video


Não consigo acessar a internet


Dizer que não é possível acessar a internet é algo muito genérico, aqui vão algumas dicas para verificar se o problema é no seu link de internet ou no seu computador:

1. Verifique se há um ip válido configurado:
1.1 Windows:
#Acesse o CMD (command line prompt do windows) e digite o seguinte comando
c:\>ipconfig

Windows IP Configuration

Ethernet adapter Ethernet adapter Local Area Connection:

Connection-specific DNS Suffix . :
Link-local IPv6 Address . . . . . : fe80::49c4:cae8:b582:f2bc%35
Autoconfiguration IPv4 Address. . : 192.168.0.10
Subnet Mask . . . . . . . . . . . : 255.255.255.0
Default Gateway . . . . . . . . . : 192.168.0.1

1.2 Linux / MAC

Linux / MAC:
#Acesse o terminal e digite os seguintes comandos (pode -se precisar de privilégios de root)
root@study:~# ifconfig | grep inet
inet addr:192.168.0.10 Bcast:192.168.0.255 Mask:255.255.255.0
inet6 addr: fe80::a00:27ff:fe7c:a675/64 Scope:Link
inet addr:127.0.0.1 Mask:255.0.0.0
inet6 addr: ::1/128 Scope:Host
#################################################
LINUX:
root@study:~#netstat -rn
Kernel IP routing table
Destination Gateway Genmask Flags MSS Window irtt Iface
192.168.0.0 0.0.0.0 255.255.252.0 U 0 0 0 eth0
0.0.0.0 192.168.0.1 0.0.0.0 UG 0 0 0 eth0
##################################################
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
MAC:
pc1-Mac:~ ragazzid$ netstat -rn | grep default
default 192.168.0.1 UGSc 3 9 en0
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Sem medo, se tiver algo diferente de vazio ou de 169.254.x.x pode-se dizer que a configuração para a internet está funcionando! Se não estiver tente verificar os cabos, verfique se está tudo ligado na tomada e funcionando corretamente

2. Agora é necessário verificar se o gateway configurado (quem te leva para a internet, ou seja o roteador) está ativo, para ver se ele está ativo digite:

2.1 Windows
c:\>ping 192.168.0.1

Pinging 192.168.0.1 with 32 bytes of data:
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time=2ms TTL=128
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time=

2.2 Linux / MAC
#Para parar o ping é necessário usar, no linux, control + c ou , no mac, command + c
root@study:~# ping 192.168.0.1
PING 135.75.120.1 (192.168.0.1) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_req=1 ttl=255 time=0.715 ms
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_req=2 ttl=255 time=0.795 ms
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_req=3 ttl=255 time=0.780 ms
64 bytes from 192.168.0.1: icmp_req=4 ttl=255 time=0.730 ms
^C
--- 192.168.0.1 ping statistics ---
4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 2998ms
rtt min/avg/max/mdev = 0.715/0.755/0.795/0.033 ms
root@study:~#

Se nenhum time aparecer significa que sua conexão com o seu gateway está OK. No caso de timeouts verifique se o roteador está com todas as luzes piscando e se não há nenhum problema com os cabos.

3. Agora vamos testar se é possível acessar a internet
3.1 Windows
c:\>ping 4.2.2.2

Pinging 4.2.2.2 with 32 bytes of data:
Reply from 4.2.2.2: bytes=32 time=164ms TTL=51
Reply from 4.2.2.2: bytes=32 time=160ms TTL=51
Reply from 4.2.2.2: bytes=32 time=165ms TTL=51
Reply from 4.2.2.2: bytes=32 time=161ms TTL=51

Ping statistics for 4.2.2.2:
Packets: Sent = 4, Received = 4, Lost = 0 (0% loss),
Approximate round trip times in milli-seconds:
Minimum = 160ms, Maximum = 165ms, Average = 162ms

3.2 Linux / MAC
#Para parar o ping é necessário usar, no linux, control + c ou , no mac, command + c
root@study:~# ping 4.2.2.2
PING 4.2.2.2 (4.2.2.2) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 4.2.2.2: icmp_req=1 ttl=255 time=130ms
64 bytes from 4.2.2.2: icmp_req=2 ttl=255 time=190ms
64 bytes from 4.2.2.2: icmp_req=3 ttl=255 time=189ms
64 bytes from 4.2.2.2: icmp_req=4 ttl=255 time=140ms

Se não nenhum timeout for recebido, pode-se dizer que a conexão com a internet existe e o problema é algo relacionado a firewall, DNS ou é algum problema com o site. No caso de apresentar problemas pode-se dizer que o seu roteador não consegue ir para a internet em acessar a internet

4. Tudo deu certo mas não consigo acessar meu site, nesse caso é bom considerar:

  • Trocar o servidor DNS para 4.2.2.2 (free DNS), 8.8.8.8 (Free DNS Google)

  • Verificar a existência de firewalls ou proxy na rede

  • Ter certeza de que o site está funcionado

  • Etc!


Referências

Se quiser se aprofundar nesses assuntos recomendo os seguintes links:

 

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