terça-feira, 5 de março de 2013

Cisco abre o protocolo EIGRP

EIGRP (Enhanced Interior Gateway Routing Protocol) era um protocolo proprietário da Cisco que só existia em roteadores cisco, agora ele será liberado para que outros fabricantes também possam utiliza-lo.

Confira o video:

Cisco libera EIGRP (o vídeo está em inglês)

O que isso quer dizer?


A internet é composta pelas mais diversas rotas espalhadas pelo mundo, muitos dispositivos diferentes, muitos fabricantes diferentes. Existem protocolos de roteamento simples, que fazem o cálculo da melhor rota, visto que existem vários meios de chegar ao mesmo lugar, de diferentes maneiras, esse processo é chamado de métrica.

Cada protocolo de roteamento possui sua própria métrica, algumas mais simples e limitadas e outras mais complexas e eficientes. Os protocolos mais usados são os livres (IETF) como:

  • RIP - Métrica: caminho mais curto, com menos roteadores, até o destino

  • OSPF - Métrica: caminho mais rápido, com maior largura de banda, até o destino


Ambos funcionam perfeitamente porém o EIGRP, que até o começo do ano era proprietário da cisco, possui uma métrica mais complexa e interessante.

Protocolo EIGRP


O EIGRP usa o algoritmo DUAL para calcular sua melhor rota e criar sua tabela de topologia baseando-se em:

  • Largura de banda

  • Atraso

  • Carga

  • Confiabilidade

  • MTU


Além de outras particularidades como balanceamento de carga utilizando custo desigual, a maneira como o EIGRP escolhe a rota ou conhece a rede, etc.

O que vai mudar?


Muitas vezes é necessário redistribuir as rotas de um roteador para o outro, pois os fabricantes são diferentes e os protocolos de roteamento dinâmico também e com isso a fidelidade da melhor escolha acaba sendo prejudicada. Agora com essa liberação da Cisco qualquer equipamento será compatível com EIGRP (pelo menos após a implementação do mesmo em roteadores diferentes de Cisco).

Link para o projeto IETF: http://tools.ietf.org/html/draft-savage-eigrp-00

Se interessou pelo EIGRP?


Esse post aborda apenas a mudança feita pela cisco, caso você tenha interesse em conhecer mais sobre o EIGRP ou até mesmo implementa-lo segue abaixo alguns links que possam te ajudar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário