Um roteador cisco é como um computador:
- Realiza o POST (Power-On-Self-Test)
- Executa a BIOS (bootstrap)
- Possuem um sistema operacional
- Memória ram
- Memória flash e nvram (seria os tipos HD)
- Fonte de energia
Uma coisa curiosa do roteador é que você pode apagar o sistema operacional enquanto ele está sendo executado. Quando o roteador "inicializa" o SO ele irá copiá-lo para a memória ram e por isso é possível apaga-lo após a sua execução facilitando assim a atualização do mesmo!
Mas pra que serve um roteador cisco?
Nossa internet existe graças a existência de roteadores (não apenas de roteadores, mas eles são bem importantes) ao redor do mundo, dentro dos provedores de serviço de internet (ISP - Internet Service Provider) e, muitas vezes, em nossas casas!
Possuem a função realizar a comutação de pacotes e seleção de caminho.
[gallery columns="2" ids="50,49" orderby="rand"]
Pacotes?Endereços IP, chamamos de pacote devido ao Modelo OSISeleção de Caminho? Baseando-se na camada 3 (pacote - OSI) o roteador sabe para onde mandar a sua informação; Para acessar qualquer site na internet, vulgo WAN, você, sem saber, utiliza de pelo menos 2 roteadores pois são redes diferente da sua!
Não existe apenas um tipo de roteador, pois eles podem, além de selecionar o caminho e realizar a comutação de pacotes, ser focados a outras áreas como:
- Segurança
- VPN
- Voz sobre IP (VoIP)
- ETC
Todo esse conteúdo faz parte da área de TI que envolve redes, segurança, VoIP, provedor de serviço entre outras. Pode-se se dizer que este é o conteúdo básico para o desenvolvimento de um profissional na área de redes, porém é bom manter o olhos no mercado e observar as tendências.
Como se configura um roteador cisco?
Por padrão o roteador cisco vem zerado, sem configuração para rotear os pacotes, portando é necessária uma comunicação meio diferente para começar a configurá-lo, conecta-se um cabo console (rollover) no roteador e no computador (db-9) e assim uma conexão console é formada. Utilizando as especificações do manual do dispositivo, configura-se a conexão para (numa tela de um programa de terminal isso é fácil de se configurar):
- 9600bits/s
- 8 data bits
- Sem paridade
- 1 bit de parada
- Sem controle de fluxo
Após configurar o roteador é possível administra-lo usando conexão telnet, ssh, http ou até mesmo usar o CSM (Cisco Security Manager) para um gerenciamento centralizado
Curioso sobre Roteadores Cisco? Que tal dar uma lida na nossa área de estudos?
Modelo OSI
Roteadores Cisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário